Organização curricular

 

A organização curricular dos cursos ofertados por mediação do UemaNet, na forma subsequente, encontra-se fundamentada nas Diretrizes Curriculares da Educação Superior,  e em três princípios básicos: garantir ao estudante o  desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva e social; estar integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, a ciência e a tecnologia, e, à formação para o exercício da cidadania.

Com base nessa concepção, a organização curricular deste curso tem como foco a articulação entre os conhecimentos adquiridos anteriormente e a especialização na área, de forma que a inserção de novos conceitos possibilite ao estudante maior conhecimento científico e tecnológico, capacidade de tomar decisões, iniciativa, sociabilidade, liderança, criatividade, inovação, e, principalmente, iniciativa e competência para lidar com problemas novos.

O curso está organizado em módulos, e a organização da matriz curricular dos cursos considerou como ponto relevante os itinerários formativos, com a compreensão de que estes não se constituem caminhos fragmentados e desordenados, mas, pelo contrário, contemplam percursos que precisam ser trabalhados de forma bastante articulada, dirimindo, assim, a separação entre teoria e prática, bem como trabalho manual e trabalho intelectual.

Dessa forma, o currículo não pode ser visto apenas como uma relação ordenada de conteúdos, mas, fundamentalmente, como um processo educativo articulado entre o novo conhecimento e aqueles oriundos da formação anterior, da prática, do trabalho, da vivência, rompendo, dessa forma, com a ideia de separação entre teoria e prática. Nessa perspectiva, o currículo torna-se componente decisivo para fazer a conexão entre a Graduação e Pós-Graduação.

Os princípios, conceitos e concepções que orientam os cursos mediados pelo UemaNet encontram-se respaldados nas legislações da Educação Superior. Além disso, possuem definição de momentos presenciais obrigatórios para avaliação da aprendizagem e a realização de atividades práticas, com exigência de assiduidade.

Para o desenvolvimento curricular do curso foram estabelecidas algumas prioridades tais como: forte estrutura para apoio e acompanhamento ao estudante em sua trajetória formativa, tanto nos momentos a distância quanto nos presenciais. Essa estrutura inclui: tutorias presenciais e a distância, sistemas de comunicação e informação eficientes, material didático e ambiente de aprendizagem com linguagem própria e infraestrutura física de apoio presencial, laboratório de informática e específico ao curso. 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!